Ordem Franciscana Secular
Fraternidade Valongo
Santos - SP - Brasil

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

11/08 - Santa Clara de Assis


CLARA, UMA MENSAGEM DE LUZ


Não se pode conhecer Francisco, nem falar sobre ele, sem deixar de evocar a imagem de Clara.  Assim falando Clara parece um reflexo de seu grande irmão espiritual, um detalhe ornamental da sua história e da sua espiritualidade. Sem negar nem minimizar os laços que os unem, Clara é uma personalidade que possui sua própria densidade e que existe por si. É uma mulher decidida e corajosa, livre e espiritualmente original.

Quando, sob a influência de Francisco, Clara escolhe a espinhosa via da perfeição evangélica e realiza com suas irmãs um projeto religioso, torna-se absoluta e por toda a vida, uma mulher livre. Livre nos confrontos com seus familiares e dos respectivos planos para ela, livre das pressões e violências do patriarca, o tio Monaldo, livre também perante seu ambiente  social. Clara não hesita em criar uma comunidade, onde nobres e pobres convivem, escolhendo a pobreza mais radical. A sua comunidade não possuía nada e vivia de trabalhos humildes e de doações espontâneas ou pedidas.

Clara não é uma simples versão feminina do carisma de Francisco. Ela constitui uma contribuição original e indispensável, um pólo feminino daquele carisma.  Por longo tempo Clara foi vista apenas à luz de Francisco, mas merece ser visualizada à sua própria luz. Além dos escritos que ela deixou e que exprimem a sua profundeza de alma, Clara suscitou um movimento e um dinamismo que deixa uma posteridade sempre viva.

Estas palavras de Frei Thaddée Matura mostram Clara como fonte de luz, mulher de luz própria, tão forte, que ainda hoje ilumina nossos caminhos. Vamos então aproveitar as palavras da própria Clara em seu Testamento, e trazer presente  o tema do mês de agosto que é a vocação:

Entre outros benefícios que temos recebido e ainda recebemos diariamente da generosidade do Pai de toda misericórdia e pelos quais mais temos que agradecer so glorioso Pai de Cristo, está a nossa vocação que, quanto maior e mais perfeita, mais a Ele é devida. Por isso diz  o Apóstolo: “Reconhece a tua vocação” (1Cor 1,26).

Ana Maria Rodrigues - OFS Valongo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário