Ordem Franciscana Secular
Fraternidade Valongo
Santos - SP - Brasil

O.F.S.

Francisco de Assis não abriu caminho apenas para os Religiosos consagrados pelos votos de Pobreza, Obediência e Castidade (que fazem parte de uma Congregação ou Ordem Religiosa) viverem o Evangelho, mas também para leigos, casados ou solteiros.


Criou então a Terceira Ordem, hoje conhecida como Ordem Franciscana Secular, que é destinada aos leigos, casados ou solteiros e, também, aos sacerdotes seculares (não religiosos)

Essa é a maneira que Francisco encontrou para não excluir ninguém da possibilidade de ser seguidor ou seguidora de Cristo, à sua maneira. Na Ordem Franciscana Secular qualquer cristão ou cristã pode viver o ideal franciscano, fazendo parte de uma Fraternidade Franciscana.

Nós, da fraternidade do Valongo, com sede no Largo Marquês de Monte Alegre 12, em Santos - SP - Brasil, nos sentimos muito felizes de podermos, finalmente, através deste veículo de comunicação, que é a Internet, nos incorporarmos ao vasto mundo das telecomunicações, essa "Teia" imensa, que abraça todo o planeta.

Nossa fraternidade foi fundada em 20 de outubro de 1641 e desde então nunca deixou de imprimir a marca franciscana nesta cidade, juntamente com os frades da Primeira Ordem.

Esperamos que, nestas páginas, você possa experimentar um pouco do que nos propomos a transmitir. Visite nossos outros links e nos ajude com suas críticas e sugestões.

Queremos saudar a você , querido visitante, com a antiga e bela saudação franciscana: Paz e Bem!